Gestão empresarial e gestão de pessoas: Entenda o porquê é importante!

A empresa é um organismo vivo e sistêmico, precisa ser alimentado diariamente. Ninguém sobrevive ao caos eternamente, assim é também sua empresa.

O planejamento é o principal alimento para manter a saúde financeira da sua organização. É importante que todos os setores da empresa estejam em equilíbrio e em perfeita comunicação. Por isso, faz-se necessária uma análise do estado atual de todos os setores de sua empresa e, principalmente, das pessoas envolvidas nesse processo, pois, são elas que interconectam os setores e que desenvolvem os processos, levando a empresa ao prejuízo ou ao lucro. Esse resultado está diretamente ligado às competências e habilidades de cada uma das pessoas e à forma como são tratadas por seus líderes imediatos. O primeiro passo é mapear todos os setores de sua empresa e fazer o diagnóstico empresarial. Mesmo quando sua empresa é altamente lucrativa, é importante o uso dessas ferramentas para evitar surpresas desagradáveis e otimizar seus resultados.

O mapeamento e o diagnóstico empresarial funcionam como um raio-x em todas as áreas da empresa, vendas, logística, estoques, produção, custos, formação de preços de vendas, ações de marketing, finanças e gestão de pessoas. As técnicas e ferramentas da administração são importantes, mas são as pessoas que conduzem o processo. A empresa é constituída de pessoas vendendo para pessoas, ou contribuindo para pessoas, seja ela empresa de produtos ou serviços, eles são produzidos por pessoas para satisfazer pessoas e superar suas expectativas.

Após o diagnóstico empresarial, ações são definidas para recuperação ou melhoria contínua dos processos na busca de maior lucratividade. Nessa fase, a participação de uma liderança forte e inspiradora é essencial para que as pessoas envolvidas no processo façam o que deve ser feito com felicidade e com sentimento de donos.

Toda empresa é constituída para dar resultado, e este é obtido através de um trabalho de excelência, que é desenvolvido quando existe confiança. Dessa forma, o líder precisa desenvolver confiança junto a seus colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade. Para isso, faz-se necessário humildade, respeito e conhecimento do perfil comportamental de cada um dos stakeholders. Por isso, é tão importante a gestão empresarial e gestão de pessoas caminharem juntas.

Master Coach Thaís Paiva

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