O segredo do fracasso é o abandono. As quatro regras infalíveis para alcançar metas
Imagine que a sua empresa é uma aeronave e, para pilotar, você não pode estar servindo o cafezinho. Mas é isso que a maioria dos empresários sobrecarregados faz: abandona o comando para se perder em um milhão de atividades que só servem para distraí-lo do foco.
Como se livrar dessa sobrecarga? A tarefa é muito simples, mas sugiro que anote ou salve.
1- Quando a aeronave estiver em terra firme você precisa capacitar quem vai servir o cafezinho, quem cuidará da segurança e quem vai garantir o bem-estar dos passageiros para que cheguem ao destino satisfeitos por realizarem sonhos e/ou trabalhos;
2- Quando você decolar, NÃO saia do seu posto estratégico. Eu sei que em algum momento isso vai acontecer, muitas vezes confiamos no piloto automático e até acreditamos verdadeiramente que a aeronave não precisa mais do piloto. NÃO se engane, você é essencial.
3- Manter o FOCO salva! Se você se afastar por muito tempo da estratégia e, de repente, vier uma tempestade (crises) ou uma pequena turbulência, se você estiver agarrado a uma operação, talvez não tenha tempo hábil para equilibrar novamente a aeronave! Dependendo da gravidade, não adianta ter o controle de toda a aeronave, você não sobreviverá para ver os frutos daquela viagem.
4- Ajustes dão resultado. Por isso, dedique-se a fazer o plano de voo, treine seus times com os pés no chão e a cada nova missão aterrisse e faça os ajustes necessários. Treine novamente e, quando estiver em ação, confie mais no treinamento que foi dado em terra firme e dedique-se a estratégia!
Nossas organizações vivem picos e vales controláveis se você seguir essas regras, refletir sobre os erros das últimas missões e refizer o treinamento para as próximas jornadas. Estará sempre alcançando e superando as próprias metas.
Errar faz parte do processo de inovação, mas se perder no erro e se agarrar ao controle operacional tornará sua organização obsoleta e ultrapassada. E uma aeronave obsoleta e ultrapassada tende a cair na primeira tempestade ou se perder no meio do caminho.
Aproveite as oportunidades em mãos, invista em autoconhecimento, desenvolva confiança no seu time, seja um treinador incansável e um estrategista brilhante!
Ame e confie em si mesmo e nas pessoas! Sucesso!