Um neto procurou seu avô para dizer que havia sido injustiçado por um amigo e estava com muita raiva dele:
– Deixe-me contar-lhe uma história – disse o avô – Eu mesmo, algumas vezes, senti muito ódio daqueles que de alguma maneira me fizeram mal na vida, mas acabei descobrindo que o ódio na verdade me corroía em vez de ferir o outro. Era como tomar veneno, desejando mal a outra pessoa.
O neto estava atento às palavras de seu avô, que continuou:
– Lutei muitas vezes contra meus sentimentos. Era como se existissem dois lobos dentro do meu coração. Um deles era bom, justo, não magoava, vivia em harmonia com todos ao seu redor, e não se ofendia quando não havia intenção de ofender. Ele só lutava quando julgava certo fazer isto, e o fazia da maneira correta.
Mas, o outro lobo, ah! este era cheio de raiva. Mesmo as pequeninas coisas o lançavam num ataque de ira! Ele brigava com todos sem qualquer motivo. Sua raiva era tão grande que ele não conseguia nem pensar direito. Era uma raiva inútil, pois ela não iria mudar coisa alguma! Algumas vezes era difícil conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentavam dominar o meu coração.
O garoto olhou intensamente nos olhos de seu avô e perguntou:
– E qual deles venceu, vovô?
O avô sorriu e respondeu carinhosamente:
– Aquele que eu mais alimentei.
Consegue identificar a importância da inteligência emocional desde sempre presente em todos nós?
A história foi responsável por introduzir um tema que incomoda um grande número de pessoas mundialmente.
O nível de inteligência emocional de uma pessoa é medido pela forma na qual ela reage às situações difíceis e os desafios do dia a dia, que acontecem frequentemente.
Existem algumas formas de melhorar esse comportamento, e é exatamente isso que queremos mostrar agora!
1) Conheça a si próprio
Essa é uma das premissas para conseguir alcançar um bom controle emocional.
Analise as suas emoções diariamente, e mais que isso, anote-as em um papel para pensar um pouco na situação e reação que teve perante os acontecimentos rotineiros.
Esse é um processo gradual, então não comece achando que os resultados vem da noite para o dia.
2) É preciso se motivar sempre
Para que seja possível melhorar o controle das emoções, é necessário sempre estar motivado, ter os seus objetivos claros e buscar frequentemente alcançá-los.
O fato de ter um caminho bem definido com todos os passos traçados permite que você acorde sabendo o que precisa ser feito, logo a motivação aparece por consequência.
Se você acredita que o bom comportamento pode te ajudar a alcançar essas metas, automaticamente o seu nível de IE vai aumentar, aos poucos, mas de fato vai acontecer.
3) Controle-se, você é como todos os outros
Todos nós enfrentamos desafios diariamente, e nem por isso devemos arrancar os cabelos e estressar a ponto de perder o “fio da meada”.
Em situações complicadas, acalme-se e procure resolver da melhor forma, talvez seja necessário respirar um pouco, busque realizar outras atividades até que o nível de tensão abaixe.
Além disso, evite pensamentos negativos, isso pode trazer uma carga pesada e prejudicar ainda mais a situação.
Pense positivo, respire e volte ao trabalho!