Conheça os pilares da Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas é o conjunto de estratégias empregadas por empresas para desenvolver seu capital humano. Mas, você entende a importância e quais os pilares dessa artimanha? Neste conteúdo, nós te mostramos os pilares da Autogestão e, ainda, como as ações de Recursos Humanos são exercidas, desde a atração de profissionais de qualidade e  seu desenvolvimento, retenção e motivação para desempenhar funções. Leia abaixo!

Lembre-se: nos dias atuais, administrar os recursos humanos e potencializar o desempenho de quem faz parte de uma empresa virou um grande diferencial competitivo.

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                                                   “Eu não gosto de perder”

À vista disso, fazer a gestão de recursos humanos não se trata apenas de procurar deixar seus colaboradores satisfeitos e motivados, mas de criar uma estratégia completa, que envolve toda a organização em busca do desenvolvimento, capacitação e humanização de quem faz parte dela.

Todas estas questões estão apoiadas em 5 pilares essenciais da Gestão de Pessoas:

1) Motivação

Geralmente esse é o ponto de partida e combustível para os outros 4 pilares da gestão de pessoas, visto que qualquer empresa depende do comprometimento individual de cada pessoa que participa dela.

Um funcionário sem motivação rende muito menos do que é capaz e está sempre pronto para sair na primeira oportunidade possível. Esse não é o perfil de trabalhador que as empresas buscam atualmente, muito pelo contrário, a automotivação é um dos pontos essenciais buscados em processos seletivos.

Ao pensarmos na organização como um todo, o mais importante é entender o que motiva uma pessoa a fazer parte dela. Podem ser incentivos financeiros (altos salários e bônus), o propósito da empresa em si, o desafio proporcionado a quem participa delas (a nível individual e coletivo), um plano de carreira consistente (desenvolvimento e valorização de funcionários).

Processo de comunicação

Para que tudo o que falamos no parágrafo anterior realmente aconteça, uma boa comunicação é essencial. Não só entre gestores e funcionários ou entre colaboradores do mesmo setor, mas uma comunicação integrada, que faça com que a informação sempre esteja disponível quando for necessária. Os administradores devem incentivar o diálogo, quebrando as barreiras hierárquicas e trabalhando em conjunto com todo o time, para assim atingir um objetivo comum.

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