Se você também não consegue se concentrar por uma hora sem ser interrompido, este tema é pra você!
É comum tanto ao mentorado, quanto ao cliente da @vtr.consultoria, trazer a demanda que não consegue se concentrar no que é importante em razão das inúmeras interrupções em seu dia.
Se você também não consegue se concentrar por uma hora sem ser interrompido, este tema é pra você!
Existem pelo menos dois sequestros de tempo e produtividade nesse cenário:
👉 O primeiro deles é o famoso “ir e vir”, onde o colaborador passa o dia em deslocamento até a sala do gestor ou, no home office, por envio de mensagens ou ligações o tempo todo, o que coloca gestor e liderado em uma condição mínima de produtividade.
📊 Um estudo feito pela Microsoft em 2016 demonstrou que, quando os trabalhadores eram interrompidos por dispositivos eletrônicos, precisavam de cerca de 15 minutos para voltar a se concentrar em uma tarefa complicada. Imaginem o estrago atual com infinitas distrações da tecnologia somadas a interrupções humanas?
👉 O segundo sequestro de produtividade é provocado pelo próprio gestor ou CEO que não dá limites ao colaborador que o interrompe, por medo de delegar, dar autonomia e perder o “controle”.
Essa “Falta de limites” também ocorre por diversos outros fatores emocionais identificados em mentoria individual e uma das soluções práticas é definir um intervalo de horário para receber demandas não emergenciais, ou seja, aquelas que podem esperar para serem resolvidas. A única exceção são para aquelas que realmente estão no limite, porém as mesmas devem ser mapeadas para busca de solução e planejamento a fim de que não se tornem mais uma vez um vício de dependência do gestor.
📊 Soluções
- Dar limites
- Dar autonomia
- Criar uma rotina de reuniões produtivas para solucionar essas questões
- Profissionalizar