O você precisa fazer para encontrar a pessoa certa para a sua empresa
Quem desiste de uma empresa por ter se cansado de tentar gerir pessoas está perdendo uma excelente oportunidade de aprendizado sistemático, pois a empresa é a melhor escola.
E quando eu me refiro a empresa como escola estou falando de todas as disciplinas:
- Finanças;
- Marketing;
- Vendas;
- Administração;
- Contabilidade;
- Produção;
- E Gestão de Pessoas!
Ufa! Quantas disciplinas. E, talvez, a mais desafiadora delas seja Gerir Pessoas, pois é ela que mais leva à desistência dos empresários. Ouço em muitos ambientes empresariais sobre a escassez de talento no mercado e como consequência o medo de crescer e perder a qualidade ofertada ao cliente, pela não entrega de excelência de seus colaboradores. Porém, desistir e se tornar empreendedor solitário pode não ser o caminho, como também desesperar não é a melhor solução!
A empresa que possui um único empreendedor, que opta pelo autogerenciamento pode acreditar que o desafio é menor, mas não menos doloroso.
O “Eupreendedor” pode inclusive sofrer uma pressão ainda maior, pois sozinho precisa entregar serviços, ou produtos, se relacionar com fornecedores e clientes, administrar finanças, vendas, marketing e a própria vida! E mais! Sozinho o desenvolvimento se torna muito mais lento, pois não há com quem trocar conhecimento e divergir em opiniões que proporcionam ainda mais crescimento.
E quando uma pessoa ou algumas pessoas que gostam de desafios decidem empreender e constituir uma empresa robusta, com times a serem conduzidos, ganham de presente a tarefa estratégica de entregar cada setor a pessoa certa. Nessa hora “o bicho pega”, será que existe a pessoa certa, ou você terá que desenvolvê-la?
A pessoa certa para um cargo ou uma liderança específica existe!
Porém, você precisa investir tempo de qualidade e filtro de qualidade para encontrá-la. E, quando a encontrar, não pense que acabou o trabalho!
Investir em um processo seletivo de excelência não significa encontrar a fórmula mágica, com assertividade na seleção você minimiza a dor da qualificação e traz profissionais disruptivos para o seu negócio. Mas esse profissional precisa entender como aplicar toda sua “bagagem” profissional para alavancagem de sua empresa.
Afinal, a pessoa certa para o cargo ainda precisará de uma dose de cultura e entendimento verdadeiro do que você como empreendedor e dono do negócio espera do trabalho que ela irá desempenhar.
Só assim, ela será a pessoa certa para o cargo da sua empresa!
Nesse momento inicia a nova etapa do trabalho, conduzir esse novo profissional pelo caminho que fará com que ele traga o tão esperado resultado da sua contratação. Liderar é aprender que um gestor é um professor, quando se trata de acolher um novo profissional e um aluno quando se trata dos desafios diários que sua empresa é exposta pelo novo mercado.